web analytics
Início / Capa / TDAH: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade

TDAH: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade

Obra da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva que desmitifica o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade retorna às livrarias em edição revista e ampliada

Dificuldade para se concentrar, inquietação, impulsividade e muita energia. Os sintomas mais comuns do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) são bem conhecidos, mas como identificá-lo e saber a hora de procurar ajuda profissional? A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva esclarece essas e muitas outras dúvidas em “Mentes inquietas”, que está de volta às livrarias em edição revista e ampliada da editora Principium.
O TDAH é um funcionamento mental acelerado, inquieto, capaz de produzir ideias incessantemente. Algumas dessas ideias se apresentam de forma brilhante ou surgem de maneira atrapalhada e não encontram um direcionamento correto.

A Dra. Ana Beatriz apresenta vários casos, explicando como o TDAH se manifesta de formas diferentes e mostrando que, com informação adequada e acompanhamento médico, é possível minimizar o seu impacto no desempenho escolar, na vida profissional e também nas relações afetivas. O livro traz um capítulo dedicado ao transtorno em crianças, com informações úteis para pais e professores, ajudando a diferenciar a agitação natural das crianças de sintomas que exigem acompanhamento profissional. Também aborda como o TDAH pode afetar a vida das mulheres, acostumadas à jornada múltipla e desempenhando os papéis de esposa, mãe, profissional e dona de casa simultaneamente. Sem tratar o transtorno como um problema, a Dra. Ana Beatriz destaca como as pessoas com TDAH geralmente são criativas, muito ativas e capazes de ser hiperconcentrados em temas e atividades que lhes despertam interesse.

Segundo a autora muitas pessoas com TDAH encontraram uma forma de lidar com suas características sem prejuízos à sua qualidade de vida. “Mentes Inquietas” é uma leitura fundamental a todos que convivem com quem tem TDAH e desejam contribuir para que essas pessoas usem todo o seu potencial.

Sobre o Autor

Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora honoris causa pela UniFMU – SP e diretora da clínica Ana Beatriz Barbosa Silva – Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ). Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ana Beatriz é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais. Realiza palestras, conferências e consultorias em todo o país sobre variados temas do comportamento humano e é autora de diversos livros, entre eles Mentes consumistas publicado pela Principium.