web analytics
Início / Conteúdo / Fazer nada? Fazer tudo? Os últimos dias antes da 1ª Fase

Fazer nada? Fazer tudo? Os últimos dias antes da 1ª Fase

A 1ª Fase do XXIII Exame de Ordem é logo ali. Nessa última semana fica muito difícil manter o controle e surgem muitas dúvidas e incertezas. Alguns se desesperam em tentam estudar todo o conteúdo do edital, outros acham que já não dá para fazer mais nada e deixam os livros e cadernos de lado.

Bem, nem um, nem outro. É humanamente impossível estudar tudo, se comprometer a estudar um volume irreal de matérias nessa reta final, além de atrapalhar o seu foco, se comprometer a estudar muita coisa pode gerar uma insegurança desnecessária e a sensação de que você não está bem preparado.

Já deixar de estudar e tirar a semana para descansar e assistir séries é uma atitude impensável. Nesses seis últimos dias antes do domingo, é possível revisar pontos importantes, tirar dúvidas e esclarecer alguns pontos importantes, com uma boa orientação dá para sair de uma situação de reprovação para uma de aprovação.

Não farei nesse texto uma lista de tarefas e horários do que você deve fazer. Cada um tem a sua rotina e o seu ritmo de estudos, passar uma lista de obrigações acabaria aumentando a pressão e o nervosismo dos que não conseguisse cumprir tudo.

Contudo, tomo a liberdade de fazer três recomendações:

Faça o seguinte ritual. “Se olhe no espelho e pergunte: ‘Eu sou ou não advogado (a)?’ Irei fazer a prova, apenas, para confirmar que estou preparado (a) p/ advogar!”. Sigo pedindo para que meus alunos façam isso, porque Exame após Exame, ouço relatos positivos de que essa técnica funciona, ajuda a aumentar a confiança e dar a tranquilidade, estados de espírito mais que necessários para a hora da prova.

A minha segunda dica é que você estude a última prova da OAB. Não vá para a prova sem conhecê-la. É importante que você esteja confortável com a estrutura das questões, com a ordem que as disciplinas aparecem. Além de saber como irá administrar seu tempo.

Por fim, a terceira recomendação é para você conferir o seu local de prova e programar o seu trajeto até lá no domingo. Pode parecer um detalhe sem importância, mas não é. Não se planejar pode te trazer diversos problemas. Todo ano você vê na TV e jornais pessoas que se atrasam, tenha certeza que não é bom passar por isso, portanto, veja se conhece o local onde fará a prova, quanto tempo é da sua casa até lá, veja qual horário você vai sair, que horas vai almoçar.


Veja também:

OAB e Receita criam convênio para facilitar obtenção de CNPJ pela advocacia
Advogada que atua como conciliadora pode trabalhar fora da sua comarca
Como solicitar a sua Carteira da OAB

LEIA TAMBÉM


Source link